Vale do Pati

Vale do Pati

Descubra a história deste lugar tão encantador!
Lindo, extenso e profundo, o Vale do Pati é considerado um dos vales mais bonitos do mundo. Esculpido em quartzito rosa, suas encostas são cobertas por mata atlântica, o que o torna mais especial.
Escondido, com acesso restrito, (Não existe estrada para carro) o Vale do Pati conheceu seus primeiros moradores no começo do século XX. Uma seca muito forte na região foi o motivo que levou os nativos dos arredores a buscarem no Vale fértil e úmido a sobrevivência.
Com o fortalecimento da cultura do café, o Vale do Pati junto com o Vale do Capão tornaram-se os maiores produtores de café da região. É nesse período que o Vale conhece o apogeu, contando com mais de dois mil moradores, um centro comunitário, comercio e igreja. O café também foi o motivo de sua decadência , quando a política republicana da época, resolve estatizar e erradicar a cultura cafeeira para majorar os preços no mercado mundial. Essa política da inicio ao êxodo da maioria dos seus habitantes, e conseqüentemente o Vale recupera suas matas, que foram subtraídas para dar lugar as plantações de café. Hoje o Vale do Pati e protegido por seus moradores que não chegam a 50 pessoas e pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Para manter o equilíbrio ecológico do Vale do Pati, com seus resistentes moradores, nós da Terra Chapada desenvolvemos os serviços de transportes, hospedagens e alimentação, evitando outras atividades mais impactantes como pecuária, agricultura, caça e extrativismos de palmito e madeira.
Converse com Sr, Wilson, Sr. Massu, D. Linda, Sr. Jóia, D.Lé, Sr. Eduardo, D.Raquel, Sr, Jailson, Sr. Gilmar, Sr. Tonho, com certeza você vai entender a importância desse nosso trabalho pioneiro.
Venha conhecer a Chapada e o Vale do Pati e participe dessa experiência única de conhecer e interagir com a cultura desses guerreiros moradores.

Venha descobrir esse paraíso!