Conheça Lençóis

Conheça Lençóis

A principal cidade da Chapada Diamantina
Apesar de não ser a maior quando se fala de Ecoturismo é a principal. Possui toda infra-estrutura para o turismo nacional e internacional, com aeroporto, e aproximadamente 2000 mil leitos. Sua rede hoteleira conta com hotéis 5 estrelas, hotéis classificados como Roteiro de Charme, alem de pousadas rústicas e aconchegantes.
A cidade possui restaurantes típicos regional, e também internacional, alem de agencias, transportes e um povo receptivo. Tombada pelo IPHAN, sua arquitetura no estilo colonial, assemelha-se com a de Mucugê, Rio de Contas, e a vila de Xique-Xique de Igatú.

Lençóis é o principal portal para se chegar a maioria dos atrativos da Chapada Diamantina. Seu nome originou-se na corrida dos Diamantes, quando milhares de garimpeiros de todos os cantos do Brasil ocupavam o leito do rio Serrano, em acampamentos improvisados de lonas, que do alto da serra, assemelhavam-se com lençóis.

Nascida no começo do século XIX emancipando-se de Mucugê, que também nasceu do ciclo do Diamante, ambas se desmembraram da cidade de Rio de Contas, que por sua vez desmembrou-se da cidade de Jacobina, ambas nascidas no ciclo do Ouro no século XVII.
Lençóis foi a principal cidade das lavras Diamantinas, ocupada principalmente, por Coronéis e oligarquias que com a decadência do Ouro de Rio de Contas e Jacobina passaram a explorar Diamantes em suas terras e também nas cidades de Mucugê, Andaraí e Palmeiras.
O coronel mais importante da região Horacio de Mattos, escolheu também Lençóis para viver, tornando-se o maior líder político da época liderando milhares de jagunços (homens de sua confiança), sendo de sua responsabilidade vária guerrilhas contra o Governo do Estado e Governo Federal. Entre as décadas de 30 e 40 do século XX, Horacio uniu-se e liderou as tropas federais para que de forma estratégica empurrasse os revoltosos (guerrilheiros ou soldados) da Coluna Prestes até a Bolívia.

A Terra Chapada oferece roteiros em Lençóis e também roteiros itinerantes por toda Chapada Diamantina, dando ao visitante oportunidade de vivenciar um pouco mais da história da Bahia e do Brasil.

NA MÍDIA

Descubra Lençóis e os atrativos nos arredores.

Venha descobrir esse paraíso!